sábado, 11 de abril de 2009

Jataí! Já tá aí?






As mini abelhas jataí parecem uns mosquitinhos amarelinhos. Pertencem ao grupo dos meliponídeos, abelhas nativas sem ferrão. Identificadas como Tetragonista angustula, tem por habitat desde o sul do México ao norte da Argentina.
No interior do estado tem-se o hábito de retirar a colmeia e coloca-la em caixas de madeira perto de casa. A colheita do mel geralmente é feita no verão. A quantidade colhida por caixa gira em torno de 500 gramas. O mel tem um sabor típico inconfundível e é mais líquido e menos doce do que o das primas europeias africanizadas com ferrão, do gênero Appis. Deve ser conservado na geladeira para não azedar. Dizem que este mel tem efeitos benéficos para o sistema respiratório. Costumo fazer uma infusão com folhas de laranja, hortelã e mel de Jataí quando estou gripado, com tosse. Para mim funciona bem.
Na casa de minha mãe tem 8 caixas com colmeias e algumas caixas vazias na espera dos enxames que vem por conta própria. Em uma ocasião colhi o record de 5 quilos de mel. Meu tio pinta garrafas pet grandes de preto e as pendura horizontalmente nas árvores da mata. De vez em quando entra algum enxame que ele logo transfere para a caixa. Na casa de minha mãe por duas vezes o depósito de cinzas da churrasqueira foi invadido. Sob a camada de cinzas haviam alguns tijolos soltos, entre eles foi construída a colméia. Mesmo com a churrasqueira ligada, a camada de cinza antiga as protegia do calor. Estas colmeias foram transferidas para caixas.
Basta um olhar mais apurado pelos muros e árvores da cidade que logo se decobre algum canudinho de cera indicativo da presença de abelhas. No Brique da Redenção já descobri duas árvores com Jataís próximo do solo.


Esta colmeia encontrou abrigo entre as pedras do fundamento da escola da Laura



Normalmente as caixas tem um canudinho que serve de entrada e saída das abelhas, mas aqui em casa uma delas está sofrendo forte influência da novela "Caminho das índias". Construíram 4 entradas, três na frente e uma atrás. Imagino que as intocáveis devam sair pelos fundos.
Para não estressá-las costumo pesar e registrar o aumento do peso nas caixas para ver a quantidade de mel produzido.



O mel é depositado em pequenos caldeirões esféricos. Infelizmente para recolher o mel faz se um estrago grande


Abri alguns potinhos com uma faca para mostrar a preciosidade do mel.



Estas mini bolinhas são os alvéolos onde a rainha deposita seus ovos. Ela é construída em camadas horizontais de baixo para cima como um prédio de garagem com pequenas vigas de sustentação em cera. O berçário fica bem protegido no centro da colmeia, com o diâmetro de uma caneca. A parte superior é coberta por vários telhados finos de cera que removi para a foto
Nesta semana fui visitar uma exposição sobre Darwin no Museu da PUC.Na entrada do museu tem uma réplica de um dinossauro que habitava o território gaúcho em outras eras. Me contaram que ele foi construído por um engenheiro amador, meio professor Pardal, responsável pela execução de várias engenhocas do museu. Ele fazia suas automações sem registrar os projetos no papel. Faleceu durante a construção do dinossauro e ninguém consegue terminar a automação e colocar a geringonça em funcionamento. Por isto foi colocado assim mesmo na entrada do museu.
Observando-o melhor, qual foi minha surpresa ao descobrir um ninho de Jataí no alto da coxa do dino.
Amplie a primeira foto do Post para ver melhor.


Até aí, Jataí!

2 comentários:

Anônimo disse...

tou aprendendo muito com tuas "aulinhas"...heheeh
javier

Marcos disse...

Rui
Taí ainda uma questão que não consegui ainda resolver:
Convencer as amiguinhas a entrarem na caixa lá de casa.
Abraços