terça-feira, 2 de março de 2010

Migrações



Praça Juan Miró

O pêndulo secular dos movimentos migratórios está atingindo o extremo oposto do que estava há um século atrás, quando milhares de europeus vitimados pelas guerras e pobreza abandonaram o pouco que tinham e foram atrás do sonho de uma nova vida  nas américas. Agora a situação se inverte. Insatisfeitos do mundo inteiro migram para a europa em busca de uma vida mais digna. 

Porém existe um grupo especial de imigrantes que não tem a mínima idéia do porque estão ali. Imagino que eles tenham vindo enjaulados do Rio Grande do Sul, e num momento de descuido de seus carcereiros tenham se evadido das gaiolas e ganhado  os ares  de Barcelona. Eles passeiam pelas praças como pombas, comem coquinhos que caem das inúmeras palmeiras das praças e ruas da cidade. Entre suas suas folhas constroem seus ninhos.

Quando criança tinha um destes como bicho de estimação. Vivia no meu ombro, imitando meu jeito de falar. Naquela época não tinha muita noção da crueldade a que submetia o pobre pássaro, cortando-lhe periodicamente uma das asas para  que não fugisse e impedindo o convívio com os de sua espécie.





Um comentário:

Marcia H disse...

Rui,
um amigo que mora em Barcelona me disse que os papagaios foram soltos pela prefeitura.
Em Düsseldorf e Colônia também existem alguns, que fugiram de algumas casas (digo gaiolas), sobreviveram os invernos e se multiplicaram.
Hoje eles fazem parte do cenário da cidade.
A cidade é linda, hoje eles estao sofrendo com a neve e o gelo - o inverno aqui está rigoroso demais!