domingo, 4 de março de 2012

Possessões espirituais

Ja vi e ouvi muitas histórias de pessoas possuídas por espíritos ou demônios. Jesus foi um especialista em detectar e expulsar espíritos demoníacos. Teve uma vez que  precisou de 40 porcos para abrigar a corja que habitava um pobre coitado. Nem os porcos aguentaram e se jogaram precipício abaixo. Na Inglaterra tem casarões compartilhados por vivos e mortos-vivos. Há alguns anos os endemoniados pipocavam nas salas de cinema. O exorcista me deixou de cabelo em pé. Nunca imaginei que isto pudesse se passar comigo nesta altura da minha vida.
Tenho a impressão que meu forno de cerâmica foi possuído pelo espírito de um pintor britânico, Josep Turner, que resolveu passar uma temporada por esta bandas e, à moda das obras psicografadas de Chico Xavier, está pintografando as cerâmicas quando estäo queimando no forno. As obras de Turner  que vi na National Gallery de Londres me impressionaram muito. Muita tensão, fogo sobre tela, maestro de luz. 
Na última queima quis repetir em grande escala  a surpresa que tive com 2 canequinhas da penúltima queima, quando partes de duas delas surpreendentemente se encheram   de vida e luz. Ontem saíram umas vinte com os mesmos resultados. De repente me vieram  as imagens dos quadros de Turner.
Alguns dos efeitos visuais lembram  as imagens de seus quadros.
Será que alguém concorda comigo? Ou isto é só mais um delírio de ceramista?


  Turner 

Forno

Forno

Turner

Forno

Forno

Exorcizar o forno? Nem pensar.
Ficaria bem feliz se Van Gogh viesse passar um temporada por aqui também.

Um comentário:

Marcia H disse...

parecem umas cerâmicas feitas com óxido de nióbio, que a firma para a qual trabalhei, mandou fazer uma vez. lindas, muito lindas. que venha Van Gogh, Dali, Miró e muitos outros