quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cripta Güell

Aproveitando um pouco o mês de julho de poucas feiras, fazemos  turismo regional. Saimos cedo pela manhã e retornamos a tarde. Desta vez o caminho foi curto, uns 20 quilômetros em direção ao mar até a Colônia Güell. Ali está a cripta de uma igreja projetada por Gaudí. O mecenas Güell encomendou de Gaudí e outros arquitetos modernistas a construção de uma tecelagem industrial às margens do rio Llobregat. Junto da fábrica foram construídas casas para trabalhadores, escolas, cooperativas de consumo, consultório médico e uma igreja. Novidades sociais inovadoras para a época. A Gaudí coube a construção da Igreja. Por problemas econômicos a obra foi interrompida. A magnífica igreja ficou só na Cripta. Mesmo assim sua obra é espetacular, diferente das outras em muitos aspectos. Utilizou colunas do duríssimo basalto, unindo as partes com chumbo, como faziam os romanos. As colunas dão ao conjunto uma força primitiva, lembrando o mundo dos Flinstones
Na minha opinião o conjunto de peças mais incríveis são as pias de água benta e o batistério.
Ele conseguiu converter a rigidez de conchas gigantes da Ásia numa fluideza e leveza infinitas. Os braços de ferro forjado encaixados nas reentrâncias naturais da concha parecem sustentar uma peça que se derrete como  um pano de seda, ou como os relógios fluidos de Dali. Como dizem os catalães, "Una passada !". Não me canso de admirar suas propostas.


Os móveis também foram desenhados por ele.


Maquete suspensa do que seria a igreja se fosse construida até o final. A antiga cooperativa de  consumo foi convertida em museu.

Casas da colônia projetadas por outros arquitetos.

Escola e  residência do professor.

As casas dos trabalhadores abrigam jardins de suculentas e cactáceas incríveis.




Nenhum comentário: