terça-feira, 14 de julho de 2009

É dureza...

Sou um apreciador e consumidor de uma boa manteiga. Não consigo imaginar um bom café fumegante sem o pãozinho com uma homogênea camada de manteiga. É o mínimo que preciso para saber que o dia valeu a pena, sem falar que também tenho o repeteco no café da tarde. Descobrí que consigo trabalhar muito melhor se a cada 2 horas faço meia hora de pausa. Ir para Internet, piano, tv, brincar com cachorro ou cuidar da horta. Assim meu dia de trabalho se divide em 4 blocos, sem falar na siesta do meio dia.
Voltando ao caso da manteiga. Tem duas coisas que me irritam deveras. A primeira delas é a mania que a manteiga tem de se depositar em finas e suscessíveis camadas de gordura em nossas artérias ao longo da vida, até que um dia entopem e babaus! Mas isto é um abacaxizinho que o cardiologista vai ter que resolver daqui alguns anos.
A outra coisa que me incomoda na manteiga é sua dureza. Até ser espalhada satisfatoriamente sobre o pão, ele estará completamente esmagado e despedaçado. Queria tanto um pão com manteiga de propaganda de tv, com glamour.
Meus amigos do brique me mostraram o caminho da luz ao falarem sobre uma mantegueira onde a manteiga fica presa na tampa de um pote que contém água com sal. Assim ela não precisa ficar na geladeira para se manter fresca e macia. Fiquei satisfeito em salvar a felicidade nas pequenas coisas do dia a dia.

Mas tem um probleminha. Nas últimas semanas em Porto Alegre o dentro e o fora da geladeira são quase a mesma coisa, com a diferença que dentro não venta.
...e a manteiga continua na mesma dureza.



4 comentários:

falando... disse...

pior ...se conseguir colocar a manteiga sem estraçalhar o pão..e por acaso cair da tua mão..ele sempre cai com a manteiga pra baixo...
voltaremos....

Marcia H disse...

eu nao sei o segredo, mas os irlandeses sabem. A manteiga irlandesa continua macia, mesmo na geladeira. A alema e a holandesa nao.

Café+pao com manteiga = perfeito

Linda essa mantegueira.

JB disse...

Oi Rui, acompanho teu blog e não posso deixar de comentar....conhece ghee??pra resolver os abacaxis medicinais..tenho uma amiga que produz e sempre troco ghess por trampos..no comecei estranhei um pouco, mas agora é maravilhoso, principalmente pra quem sofre com triglicerideos e solidez.
vide link.

http://saladeayurveda.blogspot.com/2009/05/auspicioso-ghee-conhece.html

vanessa disse...

oi Rui
Bárbaro essa da manteiga... que criatividade.. como é bom termos esse tempo para pensar nas coisas simples e esquecermos dos problemas ditos dos "cidadãos".
Palmas pra ti.
Um abraço, Vanessa