terça-feira, 12 de julho de 2011

Caminhos do atelier

Finalmente estou com uma rotina de trabalho. Acordo as 7, enrolo até as  8:30 e vou para o atelier. Na praça Parc industrial estão florescendo estas preciosas árvores com flores perfumadas. Além do perfume o ar está pleno de zumbidos das abelhas insaciáveis. Agora a calçada está coberta de flores. Adoro passar por aí.


Nesta caminhada matinal, passo perto de uns 5 gasômetros, assim são chamadas as chaminés. Em Terrassa toda deve haver umas 40. No início do sécilo XX a cidade teve seu apogeu de crescimento com a tecelagem movida com máquinas a vapor. Há uma indústria que agora abriga um ótimo museu de tecelagem.
Naquela época as condições de trabalho eram desumanas e insalubres. Nem imagino como é trabalhar 12 horas por dia ao calor infernal das caldeiras. É um paradoxo, mas graças a esta exploração alguns proprietários ricos financiaram os artistas modernistas, como Gaudí, que hoje enchem de poesia as cidades da Catalunya.
Hoje restam as torres preservadas. As máquinas a vapor eram abastecidas com carvão mineral. A atmosfera da cidade naquela época deveria ser irrespirável.
.


Lá no fundo, outra chaminé.

Volto para casa pelas 2 da tarde, almoço, siesta e café. Retorno ao trabalho as 4. Pelas 8 Mariângela passa pelo Atelier e vamos fazer nossa caminhada no Parc Vall Paradis

Um comentário:

rui disse...

oi