segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Se eu levar dois, cê faz por quanto?

Participo de uma feira com tradição de 25 anos às margens do parque da redenção. Em domingos ensolarados o parque é invadido por porto alegrenses e turistas. Os gaúchos sempre carregam consigo o inseparável chimarrão. O desfile de cachorros esquisitos me faz duvidar que todos eles descendam de um furioso lobo ancestral.
Somos aproximadamente 300 expositores divididos entre antiquários, artistas plásticos e artesãos.
Gosto muito desta feira. Uma romaria de artesãos saem de seus obscuros ateliers com os carros e bolsas cheias do que conseguiram produzir durante a semana e se encontram ali. É uma festa. Eu fico praticamente isolado e concentrado no meu atelier durante a semana. O domingo é o dia de encontrar os colegas e amigos. Também é um dia de vendas. Gosto muito do contato com o público, ver os olhares curiosos e maravilhados deslizando pelas formas e os coloridos da cerâmica. Acho muito legal conversar tranquilamente com os clientes, explicando com detalhes como nasce uma cerâmica.

Por ser uma feira de rua, muitas vezes me deparo com irritantes e insistentes pedidos de descontos que me tiram do sério. Como sou um artista me sinto muito desvalorizado com esses pedidos, e resolvi cortar o mal pela raiz.



O resultado foi imediato e encarado com muito bom humor. Tenho até alguns colegas que seguiram a minha ideia.
Com o passar do tempo, percebi que algumas pessoas estavam se fingindo de analfabetas e descaradamente pediam o infame desconto. Pegava eles na mentira quando preenchiam com destreza o cheque. Tive que tomar mais uma atitude, e acrescentei o meu morcego protetor.
Com esse reforço na mensagem, até agora consegui calar os pedichões mais desaforados.
Até quando?

Um comentário:

Katia Horn disse...

oi Rui,
conheci o blog "come-se" há pouco tempo, e hoje vi uma postagem lá com umas miniaturas de cerâmica que reconheci: trouxe três pecinhas suas de uma viagem que fiz à Poa no ano passado (veja http://meuquintal.blogspot.com/2008/07/para-pequenas-regas.html )... vieram de uma loja de artesanato próxima de uma praça, não lembro o nome... então cheguei ao seu blog, e fiquei ainda mais encantada: trabalho belíssimo!!!! vou linkar seu blog no meu, fiquei bem feliz com o achado...
grande abraço e ótimas vendas - sem descontos!!!